O Segredo de Tostines


É interessante como lembramos de fragmentos das coisas, principalmente comerciais. Uma vez vi que se você cria uma propaganda memorável, mas o consumidor não lembra o nome do seu produto, você falhou. Não consigo lembrar o nome daquela vitamina em pó dos anos 80 em que na propaganda um cara segurava o caminhão na ladeira. Também não consegui lembrar o nome do pudim que tinha um gatilho pra tirá-lo do potinho, no comercial tinha um ladrão que parava o roubo para comer o tal pudim e era pego por fazer barulho com o gatilho, aquele tipo de coisa que fica coçando no fundo do cérebro e não vem à tona. Claro estou falando de lembrar de coisas de 30 anos atrás, mas algumas propagandas são tão boas em fixar o nome do produto que merecem ser vistas e revistas. é o caso de Tostines e seu segredo.

Ficou conhecido como Dilema Tostines, muito além da propaganda, toda vez que para resolver um problema é necessário que se chegue a solução do mesmo problema que se quer resolver. Como o caso citado acima. Outro exemplo é precisar de um emprego para fazer faculdade, mas precisar de faculdade para ter um emprego.
O dilema Tostines. Uma ótima sacada da propaganda “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?” Eu me descobri velho quando disse para um amigo de 20 e poucos anos de idade que precisar da internet pra atualizar o driver do modem para conectar na internet era um dilema tostines. Primeiro ele desconhecia o dilema, depois ele desconhecia o que é ficar sem internet. É a vida.

Que acredito ter sido seguida por essa campanha

A campanha do final dos anos 90 também foi muito boa

 

A campanha é ótima, num desenho animado muito menos lembrado que o slogan. Hoje isso nem é um diferencial. Controles de estoque, embalagens modernas e rotatividade fazem praticamente tudo que é bolacha estar nova quando se vai comer, mas lá na idade média (anos 80) fazia muita diferença. A Campanha “Qual é o segredo de Tostines foi criado em 1984 (estamos velhos, muito velhos) e substituiu no imaginário popular o slogan da São Luiz, “É Hora do lanche que hora tão feliz, queremos biscoitos São Luiz”

Links:
15