Depois de quase 40 anos o casamento entre a Brasileira Semp e a Toshiba brasileira acabou.
A Semp foi fundada em 1942 no centro de São Paulo. Semp é a sigla de Sociedade Eletro Mercantil Paulista. Afonso Hennel foi seu fundador. Com a II Guerra Mundial as importações para o Brasil de eletrônicos parou, foi aqui que a SEMP começou a fazer seu trabalho. Em 1949 foi a primeira vitrola e em 1951 o primeiro televisor fabricado no Brasil. Nos anos 60 vai para sua nova sede, em Santo Amaro, está lá até hoje, e lança o primeiro estéreo brasileiro.
Nos anos 70 veio a SEMP Amazonas na Zona Franca de Manaus e a fusão com a Toshiba em 1977.
A Toshiba por sua vez já era a fusão de outras empresas que só passa a usar esse nome em 1978. A Toshiba já estava no Brasil desde os anos 60, mas fabricava apenas alguns componentes. Com a fusão veio a era de ouro, o primeiro televisor a cores aconteceu logo depois da fusão.
Mas as coisas mudam , o casamento feliz acabou com a saída da Toshiba ano passado. Agora é SEMP-TCL, uma empresa chinesa. Nem sei em que pé que tá a SEMP-TLC, mas ninguém realmente se importa né.
Os japoneses que eram mais criativos que os japoneses dos outros nem são mais japoneses. O fim da era aconteceu, os produtos já não tinham toda a importância de antes a bastante tempo.
Mas ficam os ótimos comerciais, e é disso que nos lembramos.
A Semp Toshiba já teve muita importância no mercado e no seus tempos áureos teve ótimos comerciais. E eles eram os caras durante todo o período da reserva de mercado, depois a vida foi ficando mais complicada.
Isso envelheceu mal, mas na época já me soava bastante vergonha alheia isso ai
Esse é um dos melhores