Tutorial de Informática para viajantes do Tempo – Criando arquivo bat

Se você está viajando no tempo, acidentalmente ou de propósito, e está nos anos 80 ou primeira metade dos anos 90, pode ser obrigado a usar um PC, e muitas vezes precisa repetir comandos. O que leva muito tempo, mas, ironicamente, tempo é o que menos se tem em uma viagem no tempo, cada segundo perdido conta. Pode ser útil para a sua sobre vivência e a do universo(s) saber escrever um arquivo bat.

bat não tem nada a ver com morcegos, bat é uma abreviação de batch, lembre-se extensões só podiam ter 3 letras e nomes de arquivos só podiam ter 8 caracteres comuns e nada mais.

Na tela de comando. aquele C:\ escolha em que diretório gostaria de criar seu arquivo bat. Se criar na pasta errada talvez precise movê-lo, e isso não é assunto deste tutorial.

escreva na pasta desejada, vamos imaginar que seja a raiz.

c:\edit nome do arquivo.bat
substitua nome do arquivo pelo nome do arquivo, fez sentido para você? Ok.

c:\edit cat.bat

a tela ficará azul, não se assuste, está tudo dentro do esperado, mas se você estiver usando um PC com monitor verde (Não é o monitor em si, mas a tela que só tem preto e verde, facilmente identificável) e a tela ficar azul, aí você provavelmente criou um vortex temporal e está correndo grande perigo, esqueça o arquivo bat e fuja rapidamente. Mas se a tela do monitor ficou na cor correspondente, verde para monitor verde, branco para monitor de fósforo branco, então continue com este tutorial.

C:\edit cat.bat

na tela verde/azul/branca (dependendo do ano e do monitor que você estiver viajando/usando digite.

cd c:\Jogos
cd c:\jogos\cat
cat.exe

Não esqueça de salvar antes de sair do editor.

Este é um exemplo com um clássico jogo da época, Alley Cat. Se você estiver no meu primeiro PC estes comandos funcionarão, mas em outros PCS de outras pessoas talvez você precise dar alguns comando dir (tutorial anterior) para saber o que fazer.

Outros comandos do MS-DOS podem ser usados em um arquivo bat.

E este foi mais um Tutorial de Informática para Viajantes do Tempo.

Lembra de Benji?

Depois de escrever sobre o Cão Lobo, Jed, vamos lembrar de um outro cão famoso, Higgins, muito mais conhecido no Brasil pelo nome de seu personagem: Benji.

Higgims foi achado em um abrigo de animais por Frank Inn, um treinador de animais para shows e filmes, na década de 1960 em Burbank. Higgins era um prodígio, ele atuou por 14 anos em Hollywood e era capaz de aprender um truque novo toda semana e lembrá-lo por anos. Sua capacidade de transmitir emoções com seus movimentos de olhos e cabeço garantiriam a ele o status de ser um dos cães mais lembrados de Hollywood.

Foi em seu último papel que ele chegou ao estrelato, em Benji (1974) ele ficou conhecido. A grande ironia aqui é que seu nome nem aparece nos créditos do filme. Agora, você já deve ter feito algumas contas de cabeça e percebeu que as datas não batem né. Você puxa da memória e percebe que assistiu pelo menos uns 3 filmes com o Benji, incluindo um seriado de um menino que veio do espaço e é defendido por um cachorro, certo? Ai você pensa que cães não vivem tanto tempo assim, e que aquele Benji dos outros filmes não era o Higgins.

Desculpe destruir a sua infância agora, mas suas contas estão certas, quando você, como eu, assistiu Benji, e suas continuações nos anos 80, Higgins já estava mortinho. Ele nasceu em 12 de dezembro de 1957 e faleceu em 11 de novembro de 1975. Higgins participou também da série A Família Buscapé e fez mais de 150 episódios de Petticoat Junction.

O outro cão, que todos nós achávamos que era o mesmo, foi Benjean, Era na verdade uma fêmea e fez todos os filmes depois de Benji e inclusive a série Benji, Zax & the Alien Prince. O último filme de Benjean foi Benji Desafia a Selva em 1987.

Agora que já te lembrei de um cachorro que provavelmente te fez querer ter um igualzinho só pra estragar sua infância, fique com algumas cenas de Higgins e Benjean:

 

E um documentário sobre Higgins (em Inglês)

Links:

http://www.imdb.com/title/tt0071206/?ref_=nm_flmg_act_1

http://www.imdb.com/name/nm1372235/?ref_=ttfc_fc_cl_t29

http://www.imdb.com/name/nm5474259/?ref_=tt_cl_t1

https://en.wikipedia.org/wiki/Benji

https://en.wikipedia.org/wiki/Higgins_(dog)

Tutorial de Informática para viajantes do Tempo – O Comando DIR

Se você está viajando no tempo, acidentalmente ou de propósito, e está indo para os anos 80, ou até começo dos anos 90 é bem capaz que você se depare com computadores, e devido a dramaticidade intrínseca das viagens desse tipo é bem capaz que o uso do PC resulte na salvação ou destruição do Universo(s).

Você se depara com aquela tela preta e um único C:\ em verde te encarando. O que fazer?

NÃO ENTRE EM PÂNICO.

Comece com o comando DIR. Este comando mostra os arquivos e diretórios em disco.
Ok, você escreveu dir e deu enter (não esqueça do enter, também chamado na época por ENTRA) e tudo correu desesperadamente pela tela. Sem crise.

Use c:\dir /w e tudo sai em coluninhas.
não ajudou?
Use c:\dir /p e uma parte será mostrada, quando pressionar a barra de espaço mais um pouquinho é mostrado. Sim, é P de pause.
Para diretórios ordenados use /o
Se desconfia de espiões soviéticos e hackers do mal é só usar /a e o dir revelará os arquivos ocultos.
Precisando de mais e com tempo? Use c:\dir /? e o computador te ajuda listando todos os comandos do dir.

Dicionário de informática para viajantes do Tempo

Estamos acostumados, ou deveríamos estar, com os termos técnicos e gírias da informática. Já são décadas convivendo com computadores, alguns mais outros menos. Mas a língua é uma cosia dinâmica e sempre mutável, isso vale também para os jargões da informática.

Se você viajar no tempo, acidentalmente ou de propósito e rumar para os anos 80 é bom saber alguns termos da informática da época. Lembre-se: Em uma viagem no tempo qualquer coisa pode significar a diferença entre a existência ou destruição do universo (ou universos) como o conhecemos.

Termos mais importantes:

Disquete: Não estamos falando do chocolate que imita o confete que por sua vez imita o M&M. É um disco flexível de armazenamento de informações. Se você está nos anos 80 eles são chamados também por 5 1/4. E adivinhem o tamanho deles? 5 1/4 polegadas.

Winchester: Não, não estamos falando de armas aqui. Winchester é como chamavam os HDs dos computadores, as vezes chamavam o CPU todo de Winchester, muitas vezes diziam “vinchester” com V mesmo. O nome vem da arma, que tinha calibre 30.30. O HD da IBM tinha 2 eixos de 30mb, então eram chamados de 30 30, alguém começou a chamar de Winchester. O nome pegou.

Controle: É o que você chama de contra, e que está escrito assim no seu teclado “CTRL”. Alguns chamavam de controll, a maioria falava controle e alguns chamavam de controlo.

Alternar: É o que você chama de Alt, e é colo está escrito no seu teclado.

Delete: Esse é obvio, é o del, mas hoje se fala delete. Alguns diziam da maneira correta (delite).

Então se alguém em 1986 gritar para você “Rápido aperte Controle, Alternar e Delete” você já sabe do que se trata.

Wordstar: O grande editor de texto da época. Era texto e só isso, não tinha corretor ou inserir imagens. E para escrever “Ç”   você tem que ir lá no acento agudo e depois no C. As vezes nem acentuação o wordstar aceitava.

Porta serial: Era onde se ligavam as todas as coisas no PC, mas quase sempre quando alguém falava de porta serial estava se referindo à porta da impressora. Nesse caso é a grandona.

Porta paralela: É a porta da impressora mesmo, foi feita pra isso. depois apareceram muitos periféricos ligáveis a ela, até botar dois pcs pra conversar. Hoje em dia só entusiastas de velharia que a usam pra algo.

Com esse pequeno dicionário a maior parte dos erros de comunicação envolvendo informática estão sanados, termine sua viagem sem efeitos borboletas e destruições globais.

Jonny Quest

Chega de comerciais por enquanto, então que tal mais um desenho animado para ser lembrado, diferente do Super Presidente da semana passa, esse é bom, muito bom.

Um excelente desenho dos anos 60, revivido nos anos 80 de uma maneira bastante besta e nos anos 90 recebeu uma versão que fazia jus ao seu legado.

Jonny Quest estreou em 1964, teve apenas uma temporada de 26 episódios e causou fascínio e estranheza. A parte da estranheza era por seus traços realistas, bastante incomuns nos desenhos animados da época, e principalmente nas produções de Hanna Barbera. O fascínio vinha de roteiros que em muito lembravam os livros de aventuras fantásticas de ficção, no melhor estilo Júlio Verne.
24
A animação era excelente, com sombras bem definidas e pesadas, e a trilha sonora, bom… a trilha de abertura já indicava toda a aventura que ia ter e continua inconfundível.

Dr. Quest, um brilhante cientista estava sempre explorando algum lugar ou a trabalho para o governo combatendo ameaças inimagináveis. Sociedades secretas, múmias e alienígenas, tudo era assunto para o Dr. Quest. Junto dele sempre estava seu filho, Jonny Quest, quem servia de guia e referência para o jovem espectador pela série. O melhor amigo de Jonny era Hadji, um indiano bastante estereotipado, mas eram os anos 60, então tudo bem. Quem fazia toda a parte de ação era Race Banon, um amigo do Dr. Quest, veterano em luta, pilotagem, sobrevivência e tudo mais que envolvesse força bruta. E para completar a equipe havia Bandit, o cão de estimação da família Quest.

Altamente recomendável e passa fácil na regra dos 15 anos.

Mas nem tudo é só aventura e gloria nessa vida…

The New Adventures of Jonny Quest: Isso era horroroso. Já bem mais infantil e sofrendo de um decaimento de qualidade, Jonny Quest de 1986, foram apenas 13 episódios e introduziram  Petrônius. Um monstro de pedra viva que era ridículo e chato.


The Real Adventures of Jonny Quest: de 1996 foi um rebbot da série original. Com tudo mais modernizado a série volta com duas temporadas de 26 episódios cada, e com ótima qualidade de animação e roteiro. Petronius foi para sempre esquecido, ainda bem. E como nos anos 90 os produtores perceberam que o público masculino era só metade da audiência, Race Bannon ganha uma filha, Jessie Bannon. Tão corajosa como o pai, e muitas vezes mais inteligente que Jonny, era, em muitos casos, uma co-protagonista, mesmo que seu nome não tivesse nos créditos. Jonny e Hadji não são mais crianças, nos anos 60 ainda fazia algum sentido expor crianças de 10 anos a perigos como terroristas e monstros radioativos, nos anos 90 pegaria mal, e o público se identificaria bem mais com um trio de adolescentes do que com crianças.

E pensar que já foram 20 anos da ultima vez que alguém viu um episódio novo de Jonny Quest. A idade chega pra todos, até para os Quests. Infelizmente nada mais foi feito em animação com a franquia. Um

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jonny_Quest
http://seriesedesenhos.com/index.php/desenhosantigos/item/578-jonny-quest-1964
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Real_Adventures_of_Jonny_Quest
https://en.wikipedia.org/wiki/The_New_Adventures_of_Jonny_Quest  
http://jonnyquest.com.br/

 

Tutorial de informática para viajantes do tempo: Comando Park

Se você viajar no tempo, de proposito ou acidentalmente e for lá para os anos 80, ou até começo dos 90 e precisar usar um PC, mais importante ainda! Precisar desligar um PC este tutorial pode salvar a sua vida e a vida na Terra, as vezes até o Universo (ou Universos).

Enquanto você usa o seu PC, o HD dele está girando, fazendo coisas, lendo coisas mais especificamente. E quando você desliga o PC ele vai pro cantinho dele, estaciona (parking) seria o termo correto. Hoje em dia seu HD tem uns 200 mecanismos pra evitar que ele arranque um retrovisor, arranhe a lateral em uma coluna ou bata com tudo em objetos aleatórios a sua volta. Mas lá no começo dos PCS a coisa não era bem assim.

HDS morriam por serem mal motoristas, eles não faziam isso automaticamente, o usuário precisava dizer “Ei, amigo, vou desligar a coisa toda, vai deitar lá no seu cantinho pra não se machucar”.

A maneira de dizer isso para o seu querido HD era dando o comando park.

Era bem simples de dar o comando
C:\
C:\ Park
enter.

O computador fazia uns barulhos, depois mais alguns barulhos e por ultimo dizia que você já poderia desliga-lo.

Imagina se em sua viagem no tempo para 1985 você não dá o comando park antes de desligar o pc, e o HD morre, e naqueles 2 MB de informações estavam informações cruciais que mudaram completamente o presente. não dar um comando park em uma viagem no tempo é pedir pra ter um efeito borboleta.

Aprenderam crianças? Antes de desligar um PC durante uma viagem no tempo de o coamndo PARK, e depois de desliga-los coloque as capas no PC, não sei exatamente porquê, mas naquela acreditavam que isso era extremamente necessário. Provavelmente não vestir o PC não fará o mundo acabar, mas deixará o dono do PC de péssimo humor.

Super Presidente

Com todo esse lance de Donald Trump rolando, cada pouco é uma história nova, é bom lembrar do Super Presidente, desenho estranhíssimo e mal feito dos anos 60 que chegou até as TVs brasileiras. Esse é pra quem tem mais de 40.

Os desenhos animados nos anos 60 eram esquisitos, alguns mais que outros, mas esse é esquisito entre os esquisitos.

Em 1967 um desenho sobre um presidente que sofre um bizarro acidente com raios cósmicos e se torna um poderoso transmorfo passava na NBC. Foi apenas uma temporada com 30 episódios de 15 minutos.

O presidente do Estados Unidos, James Norcross, tinha uma identidade secreta de super presidente. É é meio idiota o presidente se chamar de Super presidente e achar que alguém não vai notar isso. Seu poder de transmutar sua matéria em outros materiais, como pedra, aço, granito, ouro etc.

o Brasil passou na TV Tupi nos anos 70.

A animação é meh e aparentemente o único personagem razoavelmente bem desenhado é o tal Super Presidente. Mas é bem interessante de perceber a bagunça que eram os anos 60. Enquanto tinha desenho sobre presidente dos EUA tinha também sobre contra cultura e tal. Crescer vendo TV nos EUA deve ter sido uma loucura.

Um episódio

Links:
http://www.infantv.com.br/s_presidente.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Super_President
http://dangerousminds.net/comments/super_president_this_forgotten_1967_cartoon_was_gloriously_stupid_and_racis

Informática para viajantes do Tempo: Abortar, Repetir, Falhar.

Se você viajar no tempo, acidentalmente ou de propósito, lá para os anos 80, e até começo de 90 (até 95) e precisar copiar um arquivo ou, até mesmo, acessar um arquivo ou disquete pode se deparar com a seguinte mensagem:

Erro de ao ler arquivo1
(A)bortar (R)epetir (F)alhar.

Provavelmente, pela natureza dramática de toda viagem no tempo, sua vida dependerá de você resolver esse problema, as vezes até todo o universo pode estar em risco.

Se você não sabe o que fazer, explicarei:
A de Abortar significa que você quer para com tudo. Esse é o seu plano C.

R significa que você quer repetir a operação, é bom tentar esse primeiro, se tiver tempo, tente mais de uma vez, as vezes as coisas voltam a funcionar por elas mesmas.

F é falhar, isso é meio arriscado, você está dizendo par ao computador o seguinte: Desencana desse pedaço e roda o resto do jeito que der. As vezes pode acabar com o universo (mas mais provável que trave seu jogo no meio).

E este foi mais um Informática para viajantes do Tempo.

As grandes propagandas de um banco não tão grande assim.

É incrível como um banco que minou tão rápido tenha conseguido emplacar duas campanhas excelente que ultrapassaram e por muito sua existência.

Se você tem mais de trinta ano é bem capas que quando escuta alguém dizer “é o tempo passa” você complete em sua cabeça “…o tempo voa, mas a poupança Bamerindus continua numa boa…” E essa é a ironia, o Bamerindus acabou e foi um final meio horroroso. O Banco Bamerindus começou nos anos 30, teve um monte de mudanças e fusões e só veio a receber o nome que todo mundo lembra nos anos 70. A coisa ia bem, mas as mudanças dos anos 1990, que foram beneficiárias para muitas empresas e cruel para outras, acabam por minar o Bamerindus. Ele começou a afundar em 1994 e terminou em 1997.

O tempo passa, o tempo voa é a mais famosa, e a poupança Bamerindos não está mais numa boa.

E a Vitrola.

Esse muita gente lembra, mas nem lembra do que era esse comercial. Mas quem nos anos 1990 não respondeu bem devagar “vitrola” para alguém que disse “ein?” por não entender uma pergunta?

Tutorial de viagem no tempo – Prince Of Persia

C:\md games
C:\games md prince
C:\ a:
A:\
A:\arj x – va prince.arj C:\games\prince
A:\ c:
C:\
C:\cd games
C:\games
C:\games\ cd prince
C:\games\prince
C:\games\prince prince.exe

aprenderam crianças? Se um dia, acidentalmente ou não, vocês viajarem para a década de 90 já podem jogar Prince of Persia